Antes do post, melhor explicitar logo a resposta: blog iniciante não vende anúncio. Se vende, vende ainda muito mal. Blog iniciante come frio e ainda tem que lavar o prato mais tarde. Tem blogueiro iniciante que, além de ser calouro, é uma espécie de “cotista”, no mau sentido da palavra: nem bem entrou na blogosfera (sem necessariamente ter entrado por mérito) e já pensa em fazer “escola”, com seu jeitinho de blogar “literatura, cinema, crítica, arte, tecnologia e variedades”.
Agora, vamos ao post, propriamente dito.
Todos querem anunciar. Todos querem vender alguma coisa publicada na forma de banner. Todos não querem pagar o preço, mas querem que os outros paguem por algo que nem vale a pena muitas vezes.
Recentemente, espantei-me com uma estatística dos valores estimados de espaços de publicidade (supostamente cobrados por blogs de renome, baseados no ranking Alexa) produzida pelo Ferramentas Blog. Deduzimos que blogs como o Escola Dinheiro, o TecnoBlog, o Google Discovery e alguns outros estão por cima, podem mesmo ditar o mercado, levam muita gente a clicar no que anunciam. Os números são de fazer inveja a muito blogueiro iniciante, justamente por ser ele ainda um tipo de produtor de conteúdo que não pode ditar nada, só aceitar a estrutura que já existe.
Mas este post não vai acabar sem deixar os três conselhos, que de animadores aparentemente não têm nada. Para o blogueiro iniciante vender anúncios ele precisará:
1. Acreditar no que está anunciando, seja espaço vendido por muito pouco, seja espaço para afiliados. Isso não acontece em 98% dos anúncios veiculados pelos iniciantes, mas os veteranos não ficam atrás. A diferença é que estes últimos chegaram a um patamar em que isso é apenas um detalhe.
2. Saber que de cada 10 anúncios veiculados, o fracasso virá em 9,5 deles. Isso acontece porque 98% dos iniciantes não têm paciência para analisar técnicas de monetização.
3. Ter a consciencia clara de que, justamente por conta de constatações desfavoráveis tipo as duas anteriores, o seu blog precisará muito ser tirado do limbo. Se cada blogueiro iniciante tiver essa determinação logo no primeiro ano de trabalho, a blogosfera daqui a três anos não será essa massa heterogênea que hoje parece ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar