terça-feira, 3 de maio de 2011

Boo-Box revela o perfil do leitor de blogs no Brasil



Você pode até tirar proveito de assuntos em evidência no seu blog, tais como este último, sobre a captura e o assassinato de Bin Laden. Mas saiba que, com certeza, esse artifício não tem vida longa na blogosfera, pois blogs não são tão eficientes assim quando absorvem de tudo um pouco desfocadamente. Uma pesquisa da Boo-Box revela, entre outros dados muito pertinentes, que são três os assuntos mais buscados pelos 60 milhões de brasileiros que lêem algum blog todo o mês. São eles: Entretenimento, Tecnologia e Esportes que, juntos, respondem por cerca de 96% da audiência medida pela Boo-Box (68%, 17% e 11%, respectivamente). Foram colhidos dados de 34 milhões de pessoas durante os três primeiros meses deste ano.
Outro dado destacável diz respeito à localização geográfica desses leitores, que são predominantemente (60%) da região Sudeste (São Paulo à frente do Rio, de Minas e do Espírito Santo). Com respeito ao gênero dos leitores de blogs, a pesquisa revelou que "59% dos visitantes apresenta hábitos de navegação característicos de audiência feminina". Sobre a faixa etária dominante, constatou-se que 81,1% dos visitantes são pessoas entre 18 a 34 anos de idade. Mas não pode ser desmerecida a audiência infanto-juvenil e nem a dos brasileiros de idade um pouco mais avançada, acima dos 50 anos (100 e 50 milhões, respectivamente).
Por fim, outra tese do senso comum agora comprovada com o levantamento da Boo-Box diz respeito ao nível de escolaridade dos visitantes de blogs, que chega a ser 93,3% composto por pessoas de escolaridade considerada elevada ("alta"), ou seja, de nível médio (37,8%) a superior (55,5%).
Ainda sobre os assuntos de interesse do público da blogosfera, a empresa de publicidade chama a atenção dos anunciantes para o peso que temas como "Moda, Cultura, Automotivos, Gastronomia e Negócios" têm nas mídias sociais pois, juntos, respondem por 84 milhões de visitas.
Ou seja, no Brasil blogs têm público, têm pauta e têm retorno, desde que os blogueiros não caminhem contra o vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar