Lendo o e-Book do Gustavo Freitas pensei em fazer um comentário em forma de vídeo, mas não foi possível no momento. Como ganhar dinheiro com o google Adsense não promete o que não pode cumprir. Por isso que é uma boa leitura, a qual devemos ler sem pretensão, embora tudo o que esteja ali funcione de fato. O autor do e-Book faz a coisa certa em matéria de blogosfera: ensina o que é fruto da experiência do blogueiro. Nada mais justo do que promover gratuitamente o trabalho do problogger, deixando também algumas verdades absorvidas para o meu blog, para o seu blog, para a minha vida e para a sua vida:
1. Você bloga por vontade própria e prazer. Mas isto quer dizer que deve blogar sem compromisso? Não. Isto quer dizer você deve blogar-pensar em longo prazo, focando em como se profissionalizar. Você começou um blog hoje e já pensa em ser monetizado por isso? Começou uma empreitada do final para o começo, escreveu torto por linhas certas. Começou sem a preocupaçao de oferecer alguma coisa vinda de você que valha mais do que os cliques no Adsense ou em qualquer outro afiliado. Não se desespere: isso também pode ser fruto das pomessas tendenciosas dos afiliados, que vendem aquela idéia mirabolante antes mesmo de vender o que eles próprios anunciam. Blogs como o do GF, o Escola Dinheiro e tantos outros de nichos similares nessa hora nos levam a colocar as coisas sob um ponto de vista mais racional, sem deixar de impregnar no blogueiro que certos ideais de vida na blogosfera são plausivelmente realizáveis.
2. Encarar a atividade de blogagem como um negócio ajuda muito na monetização? Sim, desde que antes de mais nada, eu encare o negócio de blogar com os pés no chão, com entendimento de que não se trata de uma imersão em um nicho inexplorado, até mesmo porque a concorrência lhe fará acordar para a realidade, sempre quando você menos esperar. Outra vez me ocorre a frase do tio Ben (Sipider Man: "Quanto maiores os seus poderes, maiores serão as suas responsabilidades). Não me iludo com blogagem, no sentido de chegar um dia em que irei relaxar, pois minhas metas foram alcançadas. Aliás, você age assim em sua vida, fora da blogosfera? Nem eu. Espere mais visitantes sim, porém espere mais trabalho, mais exigências antes nunca divisadas.
3. Já achou o seu nicho? Não? O primeiro passo para mim foi saber em qual nicho estava me encaixando, como leitor de blogs. Não tem sido uma tarefa uniforme, mas é a própria blogosfera que, aos poucos, lhe fará ser seletivo.
4. Está anunciando vorazmente, mas não tem tido muitos visitantes? O percurso terá que ser o oposto: devo estar publicando vorazmente, mas sem ter muitos anúncios a publicar. (O problema é que a prórpria "arte" da publicidade é voraz; ela exige do homem uma conduta apelativa, calculista, matematicizante, nem sempre saudável). Você, blogueiro iniciante, pode estar se perguntando: por que minhas campanhas não tem surtido efeito? Uma resposta poderia ser tirada a partir de outras perguntas: será que eu, enquanto leitor de blog, costumo prestar atenção em campanhas alheias ou coloco toda a farinha no mesmo saco? O que é bom para mim não tem que ser bom para os meus visitantes? Ou será que o conteúdo é o que mais importa, ou uma junção equilibrada de ambas as coisas?
5. O melhor lugar para colocar seu anúncio existe? Sim, ele existe, precisará ser descoberto, avaliados os bons e os maus desempenhos de blocos, tal como está explicada na Dica 3 do e-Book. Pode não existir ainda no blog do blogueiro empreendedor individual iniciante (BEII) a consciência de qual seja a melhor hora de colocar esses anúncios. Pode ainda não existir no BEII a consciência de que a preocupação com os números pode lhe fazer perder um demasiado tempo com algo que só pode ser planejado quando um blog atinge um quantitativo considerado bom de visitantes por mês (digamos, por exemplo, 200 novas visitas/mês, para ser pessimista). Tudo isso dá para ser tirado de quem lê o e-Book do Gustavo, não estou dizendo novidades, apenas fazendo o que os nossos veículos da web fazem sempre: repetir mais do mesmo, de outra forma.
Da mesma forma, a conclusão deste post também não vai ser novidade: ganhar dinheiro com o Adsense no Blogger é a mesma coisa que ganhar dinheiro com qualquer outro programa de afiliados. É possível, depois de algum tempo, muitas tentativas, erros e acertos, muito trabalho e de certa credibilidade. Fora disso, só mesmo fama de 15 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar