segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cinco respostas para a falta de objetivo


Para quem acha que falta de internet é desculpa para abandonar o PC, aqui vai uma lição. Estou com a estranha mania de aproveitar algumas horas offline para ler e-books. Semana passada aconteceu isso, a conexão caiu e abri o pdf dos 40 Dias para Salvar seu Blog. Adivinha qual a primeira recomendação? Ter objetivos na blogosfera.  Antes desse livro digital, aconteceu a mesma coisa com o Como transformar seu Blogspot em um Blog Profissional (sem sair da plataforma Blogger). Este não trazia no começo a mesma orientação, mas pedia para definirmos, de cara, o nosso nicho. Vendo por outro ângulo, até mesmo para se definir o nicho em que você quer trabalhar nos próximos - espera-se - anos, é preciso mesmo ter objetivos. 
Então, a unica resposta que você pode dar à pergunta "O que você quer com esse seu blog?" é por no papel as suas querências e se programar "neurolinguisticamente" para a realização das mesmas. 
Então, como tudo é melhor antes tarde do que nunca, que tal consumir esta postagem explicitando pelo menos os cinco objetivos deste blog, aproveitando a deixa dos dois metablogueiros acima?
Basicamente, este blog pretende:

1. Produzir um conteúdo que satisfaça o autor, enquanto blogueiro [pois o primeiro leitor do meu blog sempre será eu mesmo]: de que adiantaria escrever um livro para agradar aos outros e não agradar a quem o escreveu?

2. Expressar minhas opiniões em grande parte dos temas sobre os quais me proponha a escrever: aqui, não está em jogo o critério de verdade ou falsidade,  certeza ou imprecisão, mas a expressão pura e simples de opiniões;

3. Em certa medida, ajudar a cada leitor meu, subjetiva ou objetivamente: porque também não adianta nada escrever para mim mesmo;

4. Fazer metablogagem com independência e sem a pretensão de ser, digamos, "tutorialista", no bom sentido da expressão. Já temos bons profissionais nesse mercado (os dois autores citados acima são ótimos exemplos disso) e acredito que eu não serviria para ser mais um;

5. Gerar uma renda extra e, em certa medida, ajudar os outros blogueiros a também gerar, permanecendo firmes nesse ramo de atividade (blogar) e levando em conta o que foi dito no objetivo número 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar