terça-feira, 3 de maio de 2011

Boo-Box revela o perfil do leitor de blogs no Brasil



Você pode até tirar proveito de assuntos em evidência no seu blog, tais como este último, sobre a captura e o assassinato de Bin Laden. Mas saiba que, com certeza, esse artifício não tem vida longa na blogosfera, pois blogs não são tão eficientes assim quando absorvem de tudo um pouco desfocadamente. Uma pesquisa da Boo-Box revela, entre outros dados muito pertinentes, que são três os assuntos mais buscados pelos 60 milhões de brasileiros que lêem algum blog todo o mês. São eles: Entretenimento, Tecnologia e Esportes que, juntos, respondem por cerca de 96% da audiência medida pela Boo-Box (68%, 17% e 11%, respectivamente). Foram colhidos dados de 34 milhões de pessoas durante os três primeiros meses deste ano.
Outro dado destacável diz respeito à localização geográfica desses leitores, que são predominantemente (60%) da região Sudeste (São Paulo à frente do Rio, de Minas e do Espírito Santo). Com respeito ao gênero dos leitores de blogs, a pesquisa revelou que "59% dos visitantes apresenta hábitos de navegação característicos de audiência feminina". Sobre a faixa etária dominante, constatou-se que 81,1% dos visitantes são pessoas entre 18 a 34 anos de idade. Mas não pode ser desmerecida a audiência infanto-juvenil e nem a dos brasileiros de idade um pouco mais avançada, acima dos 50 anos (100 e 50 milhões, respectivamente).
Por fim, outra tese do senso comum agora comprovada com o levantamento da Boo-Box diz respeito ao nível de escolaridade dos visitantes de blogs, que chega a ser 93,3% composto por pessoas de escolaridade considerada elevada ("alta"), ou seja, de nível médio (37,8%) a superior (55,5%).
Ainda sobre os assuntos de interesse do público da blogosfera, a empresa de publicidade chama a atenção dos anunciantes para o peso que temas como "Moda, Cultura, Automotivos, Gastronomia e Negócios" têm nas mídias sociais pois, juntos, respondem por 84 milhões de visitas.
Ou seja, no Brasil blogs têm público, têm pauta e têm retorno, desde que os blogueiros não caminhem contra o vento.

A constância é uma qualidade para você, blogueiro?


Existem alguns pecados que nós cometemos, enquanto blogueiros. O caipira Zé do Mér resumiu bem essa questão, que envolve a criação e, principalmente, a manutenção de um blog. Você pode tomar aquelas dicas para a sua vida, sem precisar ser profundamente metafísico e sabendo adequar as coisas.

Tenha tempo para blogar (1), sim. Do mesmo jeito que você tem tempo para assistir televisão ou de fazer outra atividade, até mesmo improdutiva. O fato é que uma atividade sem demandas, sem finalidades básicas não gera motivação. O professor que dá uma aula sem objetivos, não atinge o mínimo de realização de que precisava, os alunos lhe darão um péssimo retorno. Do mesmo modo, o preço pela esporadicidade na blogosfera não é apenas o descaso, mas é a consciência de que você está criando a ilusão filosófica ou epifânica de que seu produto é para a "posteridade". Acho que uma das piores ilusões do blogueiro é essa visão de mundo, meio herança do romantismo literário e filosófico do século XIX: essa visão de que se está gestando uma "grande obra" e que ela terá seu valor no futuro, na dita "posteridade". Não terá. Ninguém está lá tão interessado assim por algo que não seja minimamente pragmático - eu, pelo menos, não, mas isso não é regra. Blogueiro, acredite muito no presente. Isso poderá fazer a diferença na sua trajetória. A posteridade é você, penso que isso é, por si mesmo, um bom ponto de partida. Você está valorizando a "posteridade" dos outros? Então não se queixe se os outros não valorizarem a sua. 
Quando se é frequente em produzir (2), em escrever, em inovar, em absorver conteúdos que contribuam para a sua informação e a sua formação, enfim, em fazer algo que lhe tire da passividade (e veja que de novo, isso não se restringe à blogosfera), você, se não tender a ser mais realizado (do ponto de vista material) pelo menos tenderá a ter a completa percepção de suas potencialidades. O resto vem por acréscimo, fruto de sua lealdade consigo mesmo, fruto da noção exata de suas limitações pessoais, fruto da quebra de paradigmas atávicos: os seus. 
Aliás, lealdade consigo mesmo é um item que passa pelas três dicas finais do blogueiro Caipira (leia os outros [3], valorize os que eles dizem [4] e não imite ipsis literis o que os outros dizem, limitando-se a ser um medíocre plagiador [5]). A lealdade consigo mesmo é tudo isso e vai mais além. Ela toca no princípio de que você pode até vender o que produz (todo mundo quer um lugar ao sol, ninguém precisa ignorar isso), mas não caia na besteira de querer vender um produto tão original aos seus olhos que lhe dê o direito de querer ditar alguma coisa, como se em tempos de redes de conhecimento ainda fosse possível ser insubstituível e guru. No máximo, você deve fazer como os metablogueiros fazem: vendem aquilo que é fruto da experiência e do trabalho árduo, muitas vezes. Isso é um tipo de lealdade que dá para tomar como exemplo, isso é ser realista, isso é ser "original", sem ser exclusivista.
É isso aí, as palavras do blogueiro estão indo e retornando...