sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conquistando seu espaço na blogosfera, à custa de muito esforço



Atividade de blogagem não é diferente de outras atividades profissionais passíveis de fracasso. Passíveis de sucesso também. Ainda bem que, vez por outra, aparece uma pessoa do meio - como o Gustavo Freitas  agora - e volta a nos conscientizar de que não há espaço para todos, no universo dos que estão buscando sucesso financeiro com blogs.

Freitas elencou uma série de fatores que podem definir bem o sucesso ou fracasso de um blogueiro, tais como a falta de planejamento e de conhecimento sobre o nicho, o plágio, a falta de tempo, o desconhecimento das técnicas de SEO e a preguiça. Claro que tudo isso não garantirá que seu projeto de blog alcance 100% de sucesso, porque nada na vida é uma ciência tão exata assim, mas com certeza poderá contribuir muito para atingir seus objetivos. Pelo menos foi tudo isso que o post me fez relembrar.

Concordo com tudo o que foi apontado por ele como sendo um fator determinante do fracasso ou do sucesso de um blog. São dicas que valem a pena ser seguidas tanto na blogosfera como em outras áreas da vida (concursos e recrutamentos, por exemplo). Este post não se propõe a ser crítico, meu interesse é de apenas enriquecer o debate. Tanto assim que vale a pena encerrá-lo o mais breve possível, ressaltando apenas duas notas:

1. O blogueiro não pode entender "sucesso" e "fracasso" como sinônimo da alta e da baixa capacidade que seu blog tem de gerar lucro financeiro. Há gente blogando, tendo acessos consideráveis e não necessariamente ganhando dinheiro com blog, de maneira direta. Ou seja, embora não insira uma linha de código publicitário na página ou no post, o blogueiro acaba ganhando alguma coisa de outras formas, (prestando consultoria, palestrando, ensinando em "escolas especializadas", promovendo atividades paralelas, etc).

2. É lindo quando o seu blog ganha espaço a partir do investimento zero, mas o que lhe impede de investir nele, por mais que não rentabilize o que os seus sonhos previam? Da mesma maneira, vale a seguinte analogia: se seu filho passasse no vestibular ou em um concurso para auditor da Receita sem ter estudado coisa alguma você ficaria feliz da vida! Afinal, você não gastou um real sequer em cursinho, em livros, em transporte... Mas quantas pessoas você costuma ver na vida tendo sucesso desse jeito? Você vai ficar esperando que isso aconteça para depois contar o testemunho?





2 comentários:

  1. Não vou comentar somente sobre esse post, porque li todos os outros desse blog. Cara, você escreve muito bem, tem um senso crítico e é bem direto no que publica. Eu sempre leio blogs como FerramentasBlog e afins, porque a gente nunca sabe tudo e uma dica valiosa nesse mundo louco da blogosfera é sempre bem vinda. O seu blog já entrou pra minha lista de leitura, que não é diária porque tenho 2 empregos e 1 blog rsrsrs, mas é preciosa. Adoro ler e adoro ler coisas úteis escritas por pessoas que, assim como você, tem opinião.
    Muito sucesso para o seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, "Brincando...", pelas considerações ponderadas que demonstrou a respeito do que escrevo. Leitores como você são sempre bem vindos, ainda que se disponham a discordar, criticar ou a acrescentar alguma coisa que me tenha escapado em qualquer opinião minha (mesmo que não seja elogioso para mim).
    Fico feliz pela sua visita, de verdade e fique à vontade para ler este blog quando tiver seu tempo (rsrs, eu também sei o quanto o meu tempo é precioso).

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar