quinta-feira, 28 de abril de 2011

3 notas sobre blogueiros e pregadores




Escrevi o último texto e me ocorreu, algum tempo depois, a lembrança de que pregadores também gostam de enumerações didáticas. A fim de não traçar generalidades, quando estiver falando sobre “pregadores” estou me referindo aos pregadores evangélicos, e não às outras categorias dos tais. Dito isto, quero tão somente montar esta nova (ou velha) analogia: blogagem é uma espécie de pregação e a recíproca é igualmente verdadeira. A seguir, menciono algumas das similaridades e  alguns dos senões entre blogueiros e pregadores, divididos em 3 notas curtas.

O blogueiro e o pregador:
1. Não são jornalistas, nem pretendem ser.
E graças por isso!… Dá para ser imparcial tanto na blogosfera quanto nos púlpitos, sem deixar de lado a responsabilidade com a [p]alavra (“P” maiúsculo e “p” minúsculo)
2. Querem atingir seu público-alvo.
O público alvo do blogueiro: aqueles que apreciam seu conteúdo. O do pregador: aqueles que já apreciam um conteúdo que não é diretamente seu (é do Espírito Santo) mas, principalmente, aqueles que não apreciam (os “gentios”, digamos assim). Neste aspecto, o pregador leva vantagem sobre nós. Atingir os não conhecedores da Palavra é um dos grandes imperativos deles.
3. Ganham boa reputação se pregarem o que vivem e viverem o que pregam.
Na maioria dos casos, isto gera satisafação e bom testemunho para ambos.
Mas há um outro senão aqui: o pregador não deveria vender a Palavra que prega (“De graça recebei, de graça dai…”), seja ela dura ou branda, pelo menos da maneira como alguns o fazem. Com isso não estou defendendo a idéia de que todo pregador faça voluntarismo puro e simples. Já o blogueiro pode “vender” a sua palavra (olha a letra “p”!). desde que “boa” (o que não quer dizer necessariamente que seja branda, mas que tenha alguma qualidade, geralmente oriunda de sua boa reputação).

Contudo, sobre esta última nota, ao final fica evidenciada uma regra básica, válida para as duas categorias de profissionais: eles não podem se vender.

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