sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Passeio pela blogosfera: Crie Blogger

Crie Blogger 





A série “Passeio pela blogosfera” não é patrocinada por ninguém, mas se fosse o patrocinador teria que assinar um contrato contendo uma só linha: embora seu post seja patrocinado, qualquer opinião a respeito do seu blog/site será livre, desde que não haja desrespeito algum.  Começo hoje com o Crie Blogger, mais um blog integrante da Cia dos Blogueiros (porque afinal, não teria lugar melhor para pesquisar blogs nacionais do que lá). Os critérios utilizados para esta primeira leva de artigos serão os seguintes: conteúdo, tempo de existência, fluxo de postagens, interface básica, monetização, potencial social e domínio. O resto seriam apenas conclusões preliminares. Ainda não tenho como indicar a regularidade que este formato de postagem irá possuir, mas asseguro que tenho projetos de ser extensivo. Todas as informações absorvidas serão pautadas no que for encontrado nas páginas de cada blog e nenhum autor será consultado para defender o seu projeto.
1. Conteúdo (Qual é o blog? Do que trata?)
Conforme a página inicial revela, o Crie Blogger pertence a Neemias Martins e se propõe  a veicular “estudos, dicas, tutoriais e ensinamentos diários” voltados especialmente para blogueiros e metablogueiros, com a finalidade de levar os visitantes “a criar e gerir um blog de sucesso”. Pelas assinaturas, ficamos sabendo que Martins “é músico, cursa Iniciação Científica em Matemática”, além de ser “blogueito e orkuteiro nas horas vagas” (acho que “blogueito” não foi proposital…) e “apaixonado por design, tecnologia, internet e informação”. Todos os ingredientes aí parecem nos indicar que estamos no local certo, ou seja, pelo visto o Neemias sabe do que está tratando, tem convicção de qual nicho pretende absorver, digamos assim. É um metablogueiro, portanto.
O Crie Blogger, de fato, traz muitos tutoriais interessantes, num estilo muito parecido com os metablogs que ele mesmo lê e recomenda, a exemplo do Escola Dinheiro, Ferramentas Blog, Gf Soluções e Quero Criar um Blog. Por falar nesses dois últimos metablogs, o artigo mais recente ( Vitamine seu blog com a 2ª edição da Revista Blogosfera) alude ao periódico sobre blogosfera que é projeto do próprio Gustavo Freitas, gestor dos blogs.
Como o nome já diz, o blog do Neemias privilegia aquilo que na blogosfera tenha relação com a plataforma Blogger, do Google. Para encerrar este tópico, vale a pena todo blogueiro ser apresentado ao post Construir blogs é como construir músculos. Assino embaixo.
2. Tempo de existência
Todas as postagens do blog, mostradas na lista organizatória são de 2011, num total, até esta data, de 54 postagens. Bastante recente o blog, mas cheio de disposição, fazendo uso das fontes corretas, enfim, nada mal para quase um ano de atividade engajada.
3. Fluxo de postagens
As 54 postagens  vão de fevereiro ao início de novembro, portanto, a média de produção mensal é de 5,4. Passou na prova, está na média.
4. Interface básica
Bastante organizada, personalizada, nada lembra ali um blogspot qualquer, de primeira viagem. Acima e abaixo da logomarca “Crie Blogger” há um menu diferenciado, com itens como Primeiros Passos, Dicas blogspot, SEO, Segurança, Cursos Online, Início e Termos de Uso. No mais, há categorias de assuntos, gadget do serviço agregador de seguidores Google Friend Connect e do Facebook e código do banner para divulgação do blog, além de outros detalhes típicos de alguém buscando profissionalização. Tem também um espaço dedicado a conteúdos em vídeo, bem localizado na página.
5. Monetização
Numa frase apenas: Neemias tem consciencia do potencial publicitário do blog, isso é o que importa. Faz publicidade com banners do Curso 24 Horas, mas nas postagens que acessei não vi sinal do Adsense. Só mesmo o blogueiro para revelar qual a estratégia.
6. Potencial social
Grandioso. Tem até este momento 33 seguidores no agregador do Facebook (inclusive o Gustavo Freitas) e 63 no Friend Conect, fora os outros tantos (Twitter, Orkut, etc e tal).
7. Domínio
É personalizado. Investiu bem cedo – e fez bem – no nome do blog. Isso é importante.
8. Conclusões brevíssimas
Não sou árbitro de blogosfera, mas o blog é bom. Tem potencial para formar a própria identidade, apesar de estar em meio a tantos referenciais de peso no cenário nacional da metablogagem (o que não sei se somente ajuda ou algumas vezes até atrapalha a nós todos…). Uma, duas ou três visitas apenas não podem servir para condenarmos blog algum, mas vale a pena acompanhar o desenvolvimento desse mais novo projeto de blog com muitas características de maturidade técnica.
Vida longa ao Crie Blogger!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar