quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Coisas do marketing multinível e da desconfiança humana


Pelo visto, o negócio do marketing multinível está bombando. Todos querem copiar, inclusive este blogueiro, que outro dia lançou uma idéia, nada nova, que se não foi passível de arrependimento, pelo menos está sendo passível de cautela. Cautela para não ser taxado de blogueiro mercenário, porque eu já estou muito feliz simplesmente com a primeira atribuição e jamais pretenderei manchá-la com a segunda. Outro dia, recebi por email outra proposta de marketing multinível, agora aplicada ao sistema de recargas de celular. Arquivei o e-mail, mas até o momento desta postagem não foi encontrado (o Gmail não falhou, foi o blogueiro mesmo). 
A proposta, resumidamente convidava cada participante a entrar com 20 reais e formar sua rede com mais sete pessoas, uma das quais serviria para "alimentar" toda a cadeia formada, nessa primeira geração e assim sucessivamente, a cada geração formada. Em algum ponto da associação, cada membro seria beneficiado com recargas para o seu próprio celular. Primeiro, achei muito caro o valor da contribuição, algo que por si só merece ser objeto de desconfiança. Afinal de contas, a internet, diferentemente do mundo, é o lugar em que cada cidadão deve exercer ao máximo o seu poder de desconfiança, por mais que o fato seja procedente, verdadeiro, amável, amigável, lucrativo. 
Como disse, "não é de hoje que arquiteto intimamente uma maneira de as nossas redes socio-profissionais de blogueiros darem um lucro a mais, além do que já dão. O problema é que em tudo isso paira a mesma desconfiança que procuro exercer na proposta dos outros. 
Não que para mim os infernos sejam os outros, mas é que em se tratando de "pedir e dar-se-vos-á", em qualquer nível, sempre acontecem turbulências do gênero, algo também comum entre os céticos do dar, dizimar e ofertar dos cristãos(muita gente pensa que a relação que existe entre o dizimar e o ofertar é apenas a "relação comercial" de um crente que vai financiar o pastor, o ministério, os castelos em forma de templo, os "bispos" gerais. Mas eu não vou entrar no mérito dessa questão - não desta vez).
Quanto ao marketing multinível para blogueiros, vamos deixando de lado por um tempo até que alguma voz se sobressaia em meio ao silêncio. Um dia, uma fênix pode comer a sua ração por estas bandas...


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