domingo, 30 de outubro de 2011

Soluções pagas de segurança

Uma das perguntas mais bacanas e presentes inúmeras vezes no Yahoo! Respostas é sobre qual o melhor antivírus gratuito. Costumo responder que qualquer um, dentre os mais populares, poderia servir, já que ninguém está a fim mesmo de pagar por uma solução de segurança, por mais eficiente que ela seja. Nínguém, vírgula. Sou totalmente a favor da comercialização de softwares que custaram o esforço coletivo de algumas pessoas. Da mesma forma, sou totalmente a favor das soluções do mundo do software de código aberto, em qualquer esfera (aplicativos de escritório, sistemas operacionais, etc).

Quanto àqueles que perguntavam qual o melhor antivírus pago para usuários domésticos, é praticamente válida a mesma resposta: qualquer um, dentre as marcas mais em destaque, as de maior respaldo no mercado. Poderia citar quatro delas, para não soar enfadonho: Eset, Norton, Panda, Avast.
Há muito que vinha preparando o caminho para utilizar uma solução paga de antivírus pessoal. Optei pelo Panda, apesar de usar há um bom tempo outras marcas, como o Trend e o Avast. Não foi nada pessoal, foi por uma simples razão: para mim, tanto faria se escolhesse na primeira vez o Panda ou o Avast  ou outra solução paga. De qualquer maneira seria a primeira vez que entraria nesse mercado, como consumidor, porque não tem como você ser um consumidor pleno de antivírus se estiver limitado a usar versões limitadas dos mesmos.
Como diz o pessoal dos fóruns, leveza é essencial em um antivírus, seja lá o que isso signifique (geralmente, é quando se nota que o computador não apresenta lentidão no processamento, enquanto o software de segurança faz a sua parte). Neste aspecto, o Panda é excelente: protege silenciosamente, não prejudica em nada o desempenho do sistema operacional. A interface é limpa, o sistema de ativação/registro e atualizações é super poderoso e o escaneamento já faz tudo sem a necessidade de intervenção do usuário, ou seja, ele mesmo já faz a desinfecção ao tempo em que faz a varredura nos arquivos.
A minha licença experimental é para um ano. Não foi nada promocional, tive que pagar por isso. Ou seja, entrarei em 2012 com um fornecedor de segurança novo no meu PC. Espero que até lá o parecer seja melhorado, pois voltarei aqui para dizer.
Um senão, para finalizar: o serviço de call center da Panda no Brasil é ainda essencialmente virtual: não há um telefone para obter informações, não há um chat de suporte instantâneo, não há uma filial da empresa no Brasil, pelo menos uma que funcione como as operadoras de celular ou de cartão de crédito ( acho que eu já estou pedindo demais!).  Mas espero que as ferramentas de comunicação com o cliente que ele já possui sejam tão eficientes quanto o software tem demonstrado ser.

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