domingo, 19 de junho de 2011

Crie um blog se você pretende ajudar as pessoas em algum momento da vida



Ou Um pequeno estudo de caso
Lendo a respeito de nichos para blogs rentáveis, encontrei uma opinião interessante do Paulo Faustino (QUE PROBLEMAS VOCÊ PODE AJUDAR A RESOLVER?). Segundo ele, “as pessoas estão regularmente gastando dinheiro procurando formas de resolverem os seus problemas e/ou de atingirem mais rapidamente os seus objetivos”. Sendo assim,  quem quer rentabilizar um blog ou site tem que pensar na perspectiva de buscar resolver “um desses problemas comuns”. Por outras palavras, se por exemplo, o que eu goste de fazer é programar templates para a plataforma Blogger, posso ganhar um bom dinheiro fazendo um blog com meus tutoriais. Ou se você é apaixonado jogos, com certeza teria futuro se escrevesse um blog a respeito, ensinando aos outros suas técnicas de jogo, seus games prediletos, suas dicas do mês, etc, etc.
Mas esse post do Paulo não me chamou tanto a atenção pelo fato de que encontrar um nicho bacana, que consiga ajudar muitas pessoas a resolverem seus problemas renda dinheiro. Assim que dei uma lida, lembrei de uma jovem recém-ingressa na blogosfera (abril deste ano). Acredito que, de cara, mesmo sem postar “publicidade consciente”, parece que ela pegou o sentido desse fragmento de recomendação do Escola Dinheiro: criou um blog para dar dicas de maquiagem a outras mulheres, pelo simples - e sábio - argumento de que “desde criança, sempre gostou de maquiagem e, há pouco, percebeu que as suas dicas poderiam ajudar às pessoas a mostrarem-se bonitas como elas realmente são, resgatando a sua auto-confiança e destacando o que elas têm de melhor, com detalhes simples” (Leilane, se chegar a ler isto, desculpe a nossa reeditada no texto, viu?)
Chamado Make Up To Kill, o blog da Leilane Leal conseguiu sintetizar essa idéia toda. Ou seja, é um blog que, mesmo sem querer, nos relembra de que há um dever de casa que precisa sempre ser feito, mesmo em meio ao chamariz da “monetização urgente”, que tem assolado boa parte da blogosfera:
Princípio: o caminho para o blogueiro não é ir da conversão à produção de conteúdo. É justamente o inverso: ele tem que partir do princípio de que deve primeiro “mostrar serviço”, depois pensar em tirar proveito disso. Além disso – e o que pode ser ainda melhor – pode ser que o tipo de proveito que o blogueiro pretenda tirar nem seja o da monetização da página da web em si mesma (publicidade, afiliados, teste patrocinado de novas maquiagens [nesse caso], etc), mas seja pura e simplesmente a sua realização como problogger de nicho e a conquista de uma certa reputação em outros níveis (o que não deixa de ser algo rentável, dependendo do seu ponto de vista). E, ademais, se um blogueiro desse tipo fosse futuramente monetizar o seu blog, tal como entendemos como isso deva ser feito, qual o erro nisso? Rigorosamente, nenhum.
Independentemente de ter se iniciado na blogosfera pela plataforma X ou Y, de ter ou não projetado suas metas, de ter ou não produzido um layout customizado, a blogueira partiu do princípio exposto acima e talvez até de maneira inconsciente (mas tanto faria se não fosse). Isso foi o que mais me agradou no seu blog, já que não haveria outro motivo para acessá-lo, pois nunca usei maquiagem, nem pretendo utilizar. Dito de outra forma: eu não preciso encontrar um blog que trabalhe em um nicho que me agrade para que possa encontrar ali boas concepções de blogosfera.

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