Ao tempo em que escrevo este artigo, estarei fazendo uma releitura de outro post (aproveite o seu feriadão para fazer isso, pois você pode se surpreender). Mais precisamente vou me reportar ao que disse em (In)utilidade das redes sociais (Twittando aos poucos, I e meio). Havia ali afirmações que hoje já soam defasadas, mas outras continuam valendo. Por isso, vai uma revisão básica, para dar ainda mais valor àquela postagem, pois ela merece.
Passaram-se alguns meses e de lá para cá minha relação com o Twitter foi bem mais do que a relação que mantenho com o Reader. O Twitter é uma ferramenta poderosa, acredito que, se não mais do que os agregadores de feeds ou de notícias, pelo menos se emparelha com os tais, mas em outro nível. Não conceberia a existência de um blogueiro hoje que não tuíte pelo menos três vezes por semana, que é mais ou menos o mínimo para que possa manter uma qualidade em seus artigos.
Continuo convicto de que o Twitter não deve se prestar a ser espaço para coisas do tipo “dei uma saída e já volto” ou "olá seguidores, estou com minha família descansando". Dagomir Marquezi tratou disso há um tempinho e já havia concordado em praticamente 100% do que ele afirmou.
Quanto às redes sociais sem serventia, a opinião que tenho é a mesma. O Orkut que tive foi desativado, mas um outro perfil foi reativado. Com isso, meu objetivo foi o de manter determinadas atualizações do que andasse fazendo na web. Mas com o Orkut, acontece algo como um constrangimento virtual e acabo atualizando-o minimamente e, ainda assim, sem postar o que me interessa. Parece que o Orkut não se presta aos serviços que determinados nichos de blogs podem oferecer…
Em compensação, como tudo tem o seu lado bom, no meu caso, esse lado bom veio de alternativas como o Dihitt e de algumas outras. Não irei citar as outras, sob pena de cometer injustiça, mas pretendo escrever o outro artigo contendo algumas impressões que tive sobre agregadores e redes.
A pergunta acima vai ficar sem resposta fechada. Se alguém quiser me responder, fique à vontade. Algumas redes sociais são poderosos instrumentos de divulgação para determinados blogueiros. Tudo vai depender do que o blogueiro produz, em matéria de conteúdo. Eu, como disse, ainda não me senti à vontade para divulgar no Orkut certos textos voltados para a metablogagem e para outros temas. Parece que a embalagem não se adequa bem ao conteúdo, ou o “cliente” está "comprando" um produto, mas queria levar outro.
E você, blogueiro, que rede mais utiliza para divulgar seu conteúdo?
Uma atualização importante para este post: em conversa com o amigo blogueiro Bruno Simomura (do primoroso Ganhando Dinheiro), encontrei boa parte do instrumental de que necessitava para o assunto. Segue o link.
Uma atualização importante para este post: em conversa com o amigo blogueiro Bruno Simomura (do primoroso Ganhando Dinheiro), encontrei boa parte do instrumental de que necessitava para o assunto. Segue o link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar