sexta-feira, 8 de julho de 2011

Novo Blogger: primeiras impressões da reforma da casa

O Google reformou a área administrativa do Blogger, que está sendo acessada, provisoriamente, através do link para o Blogger em Rascunho (digo “provisoriamente” porque não haveria sentido se o batismo fosse com essa expressão), link que já estava no ar há um bom tempo, mas no meu caso, só agora pôde ser vislumbrado. Por outras palavras, estamos presenciando a reforma da casa, enquanto ela está sendo operada pelos responsáveis. Claro que isso não vai ficar visível aos visitantes, mas a comunidade blogueira do mundo inteiro está agradecendo até agora, via redes sociais, conforme estou acompanhando pelo Google Plus e por outras redes. Eu não podia passar por cima dessa novidade e então resolvi traçar as primeiras impressões da nova interface.




Em primeiro lugar, o visual enxuto, claro e sem confusão de cores do Blogger in Draft deixou uma das funcionalidades mais importantes para os blogueiros logo na área inicial: as estatísticas básicas de visitantes. Ou seja, agora temos um pedaço do mundo do Analytics dentro da plataforma, dando ainda mais relevancia à página administrativa do blog.
O antigo link “Gerar Receita”, agora renomeado para “Ganhos” ainda está em construção, mas espero que, diferentemente do atual, ele incorpore um outro pedaço de mundo: o dos relatórios do Adsense. Até aqui, tudo o que o “Gerar Receita” fazia era informar os ganhos dentro do Blog e não todos os ganhos gerados onde quer que o blogueiro inserisse os códigos. Acredito que deveriam informar, mesmo sendo rendimentos não oriundos do blog em si.

As visualizações de página estão dispostas por período, tal como no Analytics, facilitando a formulação de comparações e análises diversas com base no número de visitantes. Sem dúvida esse upgrade veio como uma luva para uma mão carente. Além disso, o menu vertical deu um charme adicional à posição enfadonha do antigo Blogger.
Os usuários terão a opção de fazer da interface do Blogger em Rascunho como padrão ou continuar utilizando tudo do jeito que estava antes, até pelo menos as coisas mudarem de vez.
Por falar em mudanças no Google... eis que tudo está se fazendo novo!

sábado, 2 de julho de 2011

Blogue, sim, mas blogue muito. Só não se esqueça de trabalhar também



O lado bom de se falar em trabalho remunerado com blogs próprios ou de ganhos com blogs é que tudo é uma questão de tempo. Aliás, faltou um advérbio aí: muito tempo. Portanto, se eu fosse dar um conselho a um blogueiro iniciante hoje (considerando iniciante aquele que bloga entre 3 meses a 1 ano), desses que sabem que podem tirar alguma vantagem da blogosfera, seria este:

Blogue sim, leve a sério, blogue muito. Só não se esqueça de trabalhar também".

Ainda bem que conselhos são dados, pois ninguém pagaria consultoria para uma dica óbvia dessas, mas tudo bem. São os ossos do ofício. O bom de se falar em monetização de blogs é que todas as dicas dos profissionais surtem efeito, de certa forma. Mas não conte com isso para manter sua vida, ou seja, para sobreviver de fato. Conte com um trabalho convencional, se possível, dois trabalhos, até três se você aguentar (estou à procura de mais um, quem souber, envio meu currículo). Não conte com o dinheiro de seu blog para ser um exemplo de sucesso nesse mundo, pelo menos nos seus primeiros anos de atividade. Salvo para aqueles que produzem conteúdo para venda certa em blogs/sites com retorno comercial por demandas, o seu blog não precisa se tornar um escravo das estatísticas.
Conte com uma rotina certa para pagar suas despesas: água, luz, telefone, comida, despesas com família, aluguel, o resto e, claro, este instrumento aqui, tão valioso, sem o qual a blogosfera não teria sentido algum para qualquer pessoa do planeta: a internet. Afinal de contas, vida online é uma conquista recente e está sendo sobre ela que muitos estão construindo suas perspectivas de lucratividade, nem sempre tão seguras assim. Não penso que isso seja apenas pela consciência deixada pela herança das bolhas da internet ocorridas no passado, mas não estamos vivendo ainda nos melhores tempos do mundo para se fiar em um “empreendimento digital”. O MySpace, por exemplo, era uma promessa valiosa há bem pouco tempo, hoje parece obscurecido por outras redes.
Para concluir, reitero tudo o que disse: vamos blogar muito e trabalhar mais ainda. Até mesmo porque precisamos cada vez mais pagar para blogar.