sexta-feira, 30 de março de 2012
E se a internet fosse um lugar físico?
A blogosfera possui uma gama de blogs e páginas com utilidades diversas. Este blog é um dos bons exemplos. Na internet os temas variam desde um blog de um delegado que escreve alertando contra crimes virtuais a um vídeos tutoriais para quem deseja aprender a culinária árabe. A viagem pelo mundo dos blogs geralmente nos leva para os mais acessados, os mais vistos e o mais amigos dos SEOs. Não que estes sejam menos importantes. Se fossem não seriam tão famosos. O fato é que existe muita vida inteligente na periferia, bastaria que a gente modificasse o nosso ângulo de visão e tomasse consciência de que:
1. Entrar na rede é como se estivéssemos caminhando por uma cidade.
Vamos ser mais práticos. Visite o Rio de Janeiro ou Feira de Santana. Os grandes lugares da internet seriam os grandes lugares de uma dessas cidades. Praias de Copacabana e Ipanema, Cristo Redentor, entroncamento rodoviário, Casa do Sertão, Central do Brasil e até as favelas (a analogia para as favelas seriam os sites populares de humor fácil; e que esta afirmação não carregue nenhuma distinção de classes, por favor). Caminhando pela cidade existem as ruelas e travessas às vezes desertas, às vezes um pouco movimentadas. Nelas, apesar de serem lugares menos vistos e uma pré-concepção de desvalorização existem algumas coisas bem válidas. Algum bazar com coisas interessantes, algum antiquário com algum item relevante para alguém, algum sebo com livros de autores talentosos e desconhecidos.
2. Muitas vezes, devemos entrar em um site de buscas como se estivéssemos procurando uma criança.
Nessa caminhada pela “cidade” ( pela rede ), alguns blogs (lugares) são como “travessas virtuais vazias”. Então, é possível povoá-las... Entre em um site de busca como se estivesse procurando uma criança de traços comuns no meio de um parque de diversões. Contra todos os nada democráticos sites de pesquisa encontram-se relíquias. Portais regionais são bons exemplos disso. Sites com boas crônicas, outros com utilidades para qualquer pessoa, para qualquer idade, para qualquer profissional.
Se a internet fosse um lugar físico talvez esse lugar fosse facilmente inundado, talvez tivesse menos graça. Talvez até fosse um lugar comum e nem tão fácil de achar. Como não é, sugiro que o internauta busque.. Com uma dedicação preciosa consegue-se perceber que há muito mais vida inteligente do que imaginamos a nossa vã pesquisa de cada dia.
Thiago Kuerques e Alberto InfoWebMais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar