terça-feira, 14 de junho de 2011

Google Instant está chegando ao Brasil e ao restante do mundo

Por trás do trabalho complexo de programação que tiveram, a idéia do Google Instant é aparentemente bem simples, mas extremamente funcional: criar um mecanismo de busca em que o usuário consegue visualizar os resultados antes mesmo de terminar de digitar a palavra ou a expressão. Mal comparando, é como se o Google fosse te ouvindo e antes mesmo de você concluir o pronunciamento ele já te mostrasse as prováveis respostas para as suas possíveis perguntas. O que antes foi tentando pela empresa de maneira imperfeita (1999, 2003) hoje já é uma realidade bastante promissora e ela está aportando de vez no Brasil.

Quem acessou hoje o post a respeito do Instant no Blog Google Brasil percebeu que a expectativa de todos (os que, como eu, esperavam essa tecnologia de buscas por aqui há algum tempo) é que o novo modo Google de fazer buscas cause por aqui a mesma boa impressão que causou nos países em que primeiramente foi testado.
De acordo com o post de Victor Ribeiro, diretor de Produto da companhia, "o Google Instant é a pesquisa antes de digitar", pois ele tem a capacidade de processar aquilo que já digitamos e aí "prevê a conclusão mais provável".
Com o Google Instant, vai ser possível encontrar os resultados mais relevantes para a uma pesquisa, devido a capacidade que os usuários irão desenvolver aos poucos com o processo de interacão com o objeto de pesquisa, poupando inclusive o nosso precioso tempo. 
A promessa é que daqui a alguns meses o mecanismo já esteja presente na maioria dos browsers utilizados hoje (Chrome, Firefox, Safari e, por ora, IE 8), e em todos os países do mundo. Promessa é dívida.





Um comentário:

  1. Um update para este assunto: http://www.google.com/intl/es/instant/

    e
    http://www.google.com/experimental

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar