domingo, 19 de fevereiro de 2012
Não sumimos, estamos em processo de solidão
O meu blog não está sumindo, ele está em processo de solidão temporária. Afinal de contas, sem volume de trabalho, sem leitores. Ou você acha que as pessoas acessam uma página caída do céu? Gostaria muito de continuar escrevendo no IWM, pois é a minha casa, mas interesses profissionais têm falado mais alto. Ademais, não sumirei da internet, somente mudarei de "casa" e de assunto.
Mas soluções existem para isso. Assim, estou à procura de gente desinteressada financeiramente, com muita força de vontade e que goste de escrever artigos no "formato intelectual" do blog. Além disso, que esses interessados tenham mais tempo do que eu e disposição para começar ganhando pouco para produzir pouco. Nada mais justo. Esse vai ser o preço para sairmos da solidão literária...
O negócio vai ser aberto: o blogueiro vai poder escrever seus artigos, assiná-los, divulgá-los da forma que achar conveniente e colocar até seus anúncios de qualquer programa de afiliados um espaço conveniente. Não vou tratar aqui sobre valores de postagem, pois isso vai depender de uma série de fatores, entre os quais destaco três e encerro minha participação neste dia:
1. Que os artigos tenham uma sintonia com o que já publicamos até aqui, repito. Não preciso de imitadores, nem de blogueiros-jornalistas, pois já os encontrei e não chegamos a um acordo, mas de gente disposta a concatenar suas ideias e produzir aquilo de que o blog necessita.
2. Que não sejam extensos. Só preciso de uma lauda de artigo bem escrito, para começar.
3. Que me ajudem, que sejam parceiros. Eu não preciso de alguém que deposite o trabalho no repositório e espere a remuneração ao final do mês, pois isso é apenas a lógica do negócio. O que eu preciso é de alguém que se envolva. Então, a palavra é envolvimento.
Se estiver desempenhando uma tarefa que não me envolver de verdade, prefiro desistir a continuar.
sábado, 28 de janeiro de 2012
Email marketing na janela
Desde que resolvi aceder à campanha de email marketing do Escola Dinheiro, recebo frequentemente as postagens do blog. Criei um marcador no Gmail que enquadra praticamente 98,5% desses artigos e outros tantos emails que recebo, mas engana-se quem pensa que vão ficar lá por muito tempo.O nome do marcador é "Ler mais tarde, com tempo". Bem verdade que tenho preferido dar logo uma lida superficial nos artigos que chegam, a exemplo do último até o momento em que posto esta crônica. Tenho preferido isso porque constatei, infelizmente, que quem cria um marcador desse quilate é porque sofre de uma "síndrome tecnológica" básica: a de retardo e esquecimento de mensagens marcadas para se ler depois, por falta de tempo. Assim, das mais de cem postagens que a esta altura eu já devo ter recebido do blog português e de tantos outros sites, se cheguei a ler 2% até hoje considero muito.
Voltando ao artigo em questão (o do Faustino), ele se propõe a discordar, em parte, dos argumentos que outro metablogueiro, Marcos Lemos, listou em outro artigo (que só agora abri para ler, se der tempo...). É mais um trabalho bem ao estilo analítico-enumerativo-didático-extensivo do português, sendo ao fim mais uma aula em prosa sobre as estratégias de monetização de blogs/sites, que funcionam sim, quando bem trabalhadas. Trata inclusive das próprias estratégias de email marketing voltadas para ampliação e fidelização dos leitores por meio do envio direto de conteúdo (fenômeno que começa, por exemplo, quando cadastramos nosso endereço naquela janela pop up de subscrição que aparece no blog do Faustino). É dito que "os grandes blogueiros profissionais usam o Email Marketing como a sua fonte de rendimentos Nº1" e que o cerne dessa prática reside "na criação de uma base de dados de qualidade, que lhes permita recomendar determinados produtos e gerar dezenas/centenas de conversões com um único envio".
Não sei se as táticas de SEO dos webmasters já permitem que a conversão comece quando lemos as mensagens na própria janela do email ou se clicamos para a ter acesso à página original da postagem. O que já deu para concluir é que, tanto se for esse o caso ou não, se os blogueiros dependerem do envio de email marketing para a minha janela de webmail pouco terão a ganhar. Definitivamente, eu não devo ser o leitor ideal.
Em contrapartida, eis aqui uma postagem que de alguma maneira está a contribuir com a técnica.
Em contrapartida, eis aqui uma postagem que de alguma maneira está a contribuir com a técnica.
Assinar:
Postagens (Atom)