sexta-feira, 24 de julho de 2009

Publicidade não-intencional na era da web

Vamos fazer agora uma suposição: imagine que a rede Globo tenha mudado diametralmente a sua filosofia de marketing e merchandising e certo dia a gente liga a TV e se depara com um entrevistado dizendo o seguinte para a repórter:

[Situação: a repórter está ao vivo numa rua da cidade do Rio de Janeiro, a pauta da reportagem versa sobre a grande sacada de um singular vendedor ambulante de pamonhas descoberto pela produção, a propósito de uma serie de reportagens sobre “empreedendorismo alternativo” veiculada nos noticiários da emissora. Tudo já foi devidamente editado e esta é a versão que vai ao ar]

REPORTER (R): Como o senhor inventou esse serviço de pronta entrega?

JOÃO DA PAMONHA (JP): Olha, senhora, eu acordei um dia meio cansado de trabalhar pros outros, fui até um bar na esquina da minha rua, antes de seguir pro trabalho, pedi uma tubaína Malukinha e fiquei observando os vendedores de lanches que eu encontrava ao longo do trajeto de casa até o trabalho, nas lojas Machado & Silva Atacadistas LTDA. Aí, fui percebendo que muita gente gostava de comer pamonha de manhã, porque uma padaria vendia e o povo fazia uma fila maior do que a do pão pra comprar. Então eu pensei que uma pamonhinha de manhã regada com um bom Nescafé com Leite Catuí não era nada mal. Daí, eu mudei de idéia, fui com a minha Caloi velhinha até uma loja, gastei o que eu tinha na poupança comprando um pequeno Reboque da Texas, coloquei nesse reboque três bocas de som Bosch que eu usava na estante de casa, tudo ligado numa bateria Moura de 12 volts que também já tinha em casa, gravei uma cantiga de vendedor de pamonha com café com leite e saí pelas ruas da minha redondeza. Não é que o negócio deu certo? Hoje eu entrego a mercadoria aos fregueses certos, porque é tudo encomendado.
R: O senhor é quem prepara as pamonhas?

JP: Não, eu já compro feitas, só preparo as garrafas térmicas com água quente e levo três vasilhas, uma com Nescafé (porque ninguém quer café solúvel Maratá, Santa Clara ou Sobesa), uma com açúcar cristal da boa e outra vasilha com leite em pó.

R: E as pamonhas?

JP: Ah, sim, as pamonhas eu compro da minha tia Elimara, que mora bem ali... [ele aponta o dedo e a repórter vira o rosto para olhar, lendo o que estava na fachada]

R: “Pamonhas da Hora”???

JP: É sim, é o nome da pronta-entrega dela. Agora repare no resto do letreiro...

[a repórter lê em voz alta o que vê no letreiro, que era o seguinte:

“PAMONHAS DA HORA
PECA JÁ A SUA PELO MSN pamonhasdahora@hotmail.com
OU PELO TELEFONE 8100-0885 (LIGAÇÃO GRATUITA SE FOR DE CLARO PRA CLARO)
ATENDEMOS DOMINGOS E FERIADOS E ENTREGAMOS EM DOMICÍLIO”


Tudo isso pode ser demais para um dia só. O telespectador a essa altura já mudara de canal, irritado. Pois é mais ou menos isso que ocorre na internet desde que ela se tornou o que é hoje. Essa publicidade que chamo aqui de “não-intencional” é algo rotineiro na rede, pelo menos durante a navegação em páginas onde a colaboratividade ou a interatividade é potencializada ao máximo (fóruns, comunidades, chats, etc) que é quando não existe o dedo repressor de alguma empresa proprietária, independente do segmento que ela explore. É comum se navegar, por exemplo, em sites de relacionamento como o famoso Orkut, da gigante Google (olha a propaganda não-intencional!) e termos acesso a comunidades (ou mesmo registros individuais de usuários) voltadas para a defesa ou execração pública de determinada marca/produto/empresa/instituição. Diferentemente da televisão, na internet ninguém se assusta quando descobre que existem pessoas engajadas em defender suas preferências. Algo como “Eu odeio o creme dental Contente” ou “Nós usamos Windows Vista Home Premium Original” não soa desagradável para quase ninguém. O melhor é que nem sempre esse tipo de merchandising meio às avessas deprecia ou provoca perda de mercado significativa para as empresas, desde que ela esteja conectada e atenta. Em muitos casos, a Internet se torna um braço estendido dos seus setores de controle de qualidade, levando-as ao aperfeiçoamento, para satisfazer melhor os clientes, tanto os potenciais quanto os reais. Em se tratando de mercado consumidor na Web, clientes virtuais têm 80% de chances de se tornarem clientes reais. Isso só é meia verdade para a publicidade através de spam, que exaure a paciência de todo internauta. Da próxima vez que uma companhia qualquer pensar na hipótese de se aproveitar da boa vontade do consumidor, ela deve se lembrar de que esse novo modelo de marketing colaborativo e não-intencional está on line, e preparado para o embate – circunstância a qual nem TV, nem rádio, nem jornais e revistas estão ainda aptos para enfrentar.

sexta-feira, 2 de junho de 2006

O discurso “intelectuário” de Antonio Biá - filme Narradores de Javé

*Intertextualidade e interdiscursividade parecem noções similares, à primeira vista, mas não o são, na medida em que a primeira trabalha com vozes do sujeito discursivo que são visíveis na superfície textual, enquanto que o interdiscurso domina regiões em que essas vozes não são explicitadas (Orlandi, 2005). Para os propósitos deste breve trabalho, caberia- nos pensar que o que sucede nas falas do protagonista Antonio Biá são marcas de intertextualidade, embora não possamos nos afastar de todo da hipótese de ali haverem marcas de interdiscursividade, como veremos. Trata-se de conceitos que, de maneira geral, se caracterizam pelo teor de recorrência discursiva, entendida como “um saber discursivo que torna possível todo dizer e que retorna sob forma do pré-construido, o já dito, que está na base do dizível, sustentandocada tomada de palavra” (idem, p.31). intertextualidade e interdiscursividade não podem ser confundidas com simples imitação, ou como algo que acontece por falta de imaginação do sujeito discursivo, mas sim retratam a capacidade desse sujeito de se apropriar do que já foi dito transmutando- se em algo propicio às novas condições de produção , no momento da enunciação.
Pêcheux (1969), ao falar dessas condições de produção, estabeleceu uma definição empírica, ao afirmar que a noção de condição de producao (CP) estaria diretamente realcionada à existência de “protagonistas do discurso”. Estes representariam “ ‘lugares’ determinados na estrutura de uma formação sicial, lugares cujo feixe de traços objetivos característicos pode ser descrito pela sociologia. Assim, no interior de uma instituição escolar há o ‘lugar’ do diretor, do professor, do aluno, cada um marcado por propriedades diferenciais” (Apud Brandão, 1991). Tomando essa formulação para o caso do filme analisado, poderíamos falar que o “lugar” do nosso “protagonista do discurso” – Antonio Biá – é o de quem fala de uma posição supostamente diferenciada, uma vez que ele se sobressai em meio àquela população que não era dotada de um certo “saber discursivo” que não deixa de ser inovador.
Courtine (1981), ainda segundo Helena N. Brandão (id.), propõe uma definição para as CP relativamente mais objetiva, ao ligar tal noção à idéia das “simples circunstâncias” (p.37). Nessas circunstâncias, portanto, “interagem os ‘sujeitos do discurso’, que passam a constituir a fonte das relações discursivas” (id, ibidem); assim, a noção de CP estaria “alinhada à analise histórica das contradições ideológicas presentes na materialidade dos discursos” (ibid., p. 38). Basicamente, é o que diz Orlandi (2005), ao enfatizar que as CP estariam englobando “ os sujeitos e a situação” e, dessa forma, “podemos considerar as CP em sentido estrito e temos as circunstancias da enunciação : é o contexto imediato. E se as considerarmos em sentido amplo, as CP incluem o contexto sócio-historico, ideológico.”(p.30). Caberia aqui uma reflexão útil para este trabalho, que se refere à maneira como se dão as referencias discursivas em nível da situação de enunciação.
Maingueneau (1997), a este respeito, levanta um conceito importante : a noção de dêixis.Esta é definida como um “conjunto de referências articuladas pelo triangulo EU- TU- AQUI- AGORA” (P.41). A mesma analista identifica duas espécies de dêixis: a discursiva e a fundadora. A primeira compreende três instâncias, a saber, o locutor (EU) e destinatário(TU) discursivos, a cronografia (AGORA) e a topografia (AQUI); já a dêixis fundadora pelas “situação(ões) de enunciação(ões) anterior(es) que a dêixis atual utiliza para a repetição e da qual retira boa parte de sua legitimidade” ( p.42), e suas instância são: a locução fundadora, a cronografia e topografia fundadoras. (Orlandi [ano?] prefere a terminologia “discurso fundador” em vez de “dêixis fundadora”). As duas dêixis constituem formas de acesso à “cenografia” de determinada formação discursiva.

Antonio Biá: discurso “intelectuário” enquanto gênero? Marcas dêiticas, intertextuais e interdiscursivas presentes nesse discurso.

Antonio Biá é o protagonista do filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé. O corpus deste trabalho será constituído por três situações de enunciação, extraídas das falas do personagem do longa-metragem e, a partir delas, tecer algumas formulações pertinentes à luz do que enfatizamos na seção anterior.
O que chamamos aqui de discurso “intelectuário” de Antonio Biá nada mais é do que uma tentativa de enquadrar o conjunto de enunciações do protagonista, isto é, uma proposta de classificação do “linguajeiro discursivo” dessa personagem., visto, grosso modo, como um gênero.
Uma imersão na problemática das condições de produção desse discurso nos revela que estas se configuram relativamente adversas. O discurso de Biá, pouco comum pela carga de referências, surge num contexto sócio-espacial marcado pela pobreza nordestina, num povoado onde todos os moradores, excetuando- se as crianças, são semi- analfabetos. Amplificando esse contexto, diríamos que essa população parece viver esquecida num ponto remoto da bahia, sem governo presente, sem condições infra-estruturais básicas, alheia aos acontecimentos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais do próprio Estado, para não dizer do Brasil. Trata-se de uma gente alienada em termos de consciência político- social, que dá mostras de não enxergar muito além do que se passa naquele reduto de chão, onde as terras foram demarcadas oralmente, formando o que, na história deles, se chama de “divisa cantada”. A pobreza predomina em Javé e a única presença de uma “forma de poder” maior (um “aparelho” do Estado, talvez mais repressor do que ideológico ) é a chegada dos engenheiros que irão transformar aquelas terras em represa para suportar as águas que abastecem o Estado.
São tais as CP do discurso de Biá. É nesse cenário hostil à eloqüência e às letras que o ex- carteiro Biá interaje, chegando mesmo a se considerar parte integrante daquilo tudo:
“Se hoje isso aqui é um lugar miserável, de gente apocada e ignorante como eu ,como vocês tudinho!...Nós somos um povinho ignorante que não escreve nem o próprio nome, mas inventa historias de grandeza pra esquecer a vidinha rala! Sem futuro nenhum!...
Essa fala,contudo, também serve para expressar algo que em Javé se mostra patente, como já foi dito : paira na inconsciência coletiva daquele povo uma espécie de ideologia do conformismo, isto é, uma ideologia da pobreza vista como algo que existe para se orgulhar, algo positivo, como se percebe a partir do modo como eles contam suas histórias de “gente guerreira”.
Se por um lado Biá se considera ignorante como os seus, por outro lado se considera “intelectuário e alcoólatra”, um sujeito iluminado pelo domínio da escrita, mas não só a escrita, mas a escrita com um certo talento literário, artístico. Apesar de “intelectuário”, a quem foi conferida a missão de resgatar “nos termos científicos e verdadeiros” a grande história do Vale de Javé, Biá reconhece, ainda que só quando não havia mais jeito, incapaz de “parar a represa e o progresso”. De fato, ele não pára o progresso, mas consegue empreender, como se depreende das falas finais de Zaqueu, o relato das memória daquele povo e região. Quando parte para a primeira entrevista, desde então, expressa seu propósito:
“Eu vim aqui lhe ouvir e anotar o que for importante das suas lembranças javélicas, as históricas e as pré-históricas, pra gente por no livro ‘A Odisséia do Vale de Javé – 1ª parte’ “
Grifamos a última enunciação para nos atermos a ela, que fornece- nos pistas para percebermos a forma como o protagonista explora suas potencialidades discursivas. Biá, a todo o momento, recorre a um material que é caro à produção dos mitos, no dizer de um antropólogo (Rocha, 1985) : o personagem recorre a “sobras de outros discursos” ( o discurso dos cientistas, literatos, poetas, intelectuais em geral, políticos, o discurso da cultura de massas) e vai compondo, à maneira de um bricoleur discursivo, o seu próprio discurso de “ intelctuário” – eis a matéria prima da sua formação discursiva. A enunciação “A Odisséia do vale de Javé – 1ª parte”
Grifamos a última enunciação para nos atermos a ela, que fornece - nos pistas para percebermos a forma como o protagonista explora suas potencialidades discursivas. Biá, a todo o momento, recorre a um material que é caro à produção dos mitos, no dizer de um antropólogo (Rocha, 1985): o personagem recorre a “sobras de outros discursos” (o discurso dos cientistas, literatos, poetas, intelectuais em geral, dos políticos, enfim, o discurso da cultura de massas) e vai compondo, à maneira de um bricoleur discursivo, o seu próprio discurso de” intelectuário” – eis a matéria prima da sua formação discursiva.

“A Odisséia do vale de Javé – 1ª parte”

No que se refere à intertextualidade, a referencia ao legado literário dos gregos é bastante clara: Odisséia é o poema épico escrito por Homero, que narra as aventuras e desventuras de Ulisses e que se tornou sinônimo para se falar sobre narrativas de feitos heróicos. A enunciação acima nos remonta metonimicamente à obra grega. Enveredando no campo da dêixis discursiva aí instaurada, obtemos informações evidentes:
a) há um locutor discursivo, que é Biá;
b)este locutor se dirige a um destinatário discursivo, que no caso é o primeiro entrevistado por Biá, mas poderíamos dizer que é o povo de Javé;
c) a topografia é o povoado do Vale de Javé;
d)a cronografia se apresenta com o momento em que se vive o dilema de uma perda da historia local, devido à ação dos construtores da represa.
Acrescentemos aqui que aí também se configura uma dêixis fundadora, na medida em que encontramos nessa situação de enunciação (i) um locutor fundador – o poeta grego Homero – a quem se atribui a autoria da Odisséia original, (ii) uma cronografia fundadora – o contexto, ou as condições de produção que levaram Homero a escrever sua obra – e (iii) uma topografia fundadora, que está representada pela alusão à Grécia clássica. Mas esta é apenas uma entre várias situações. Vejamos outra enunciação, que acontece quando o protagonista explica como é o seu “método” de trabalho:
“Isto aqui é um trabalho de ciência, vocês não tão acostumados. Eu até entendo. Então, mais tarde eu volto pra ver marcas e provas. Porque é assim que procede a ciência. Assim não dá!”
Investido de certa autoridade que lhe fora conferida, como dissemos, por “sabença de ofício”, Antonio Biá se refugia necessariamente nesse discurso de autoridade, que é o cientifico. Dito de outra forma, Biá se defende a partir de uma dêixis fundadora que está assentada na idéia positivista do método científico, que, por sua vez, nos reporta ao século XIX e à filosofia positivista francesa. Ainda se tratando de dêixis fundadora, ou discurso fundador, encerraremos este breve trabalho destacando a enunciação abaixo, na qual também atua a interdiscursividade:
“O senhor ta confundindo hábeas corpus com Corpus Christi. O meu trabalho é de responsabilidade, é verdadeiro. E o mundo hoje não é mais como antigamente, no tempo do rascunho da Bíblia, onde bastava ter um homem ,um fecho de capim e um jumento e pronto, se tinha uma boa historia. Hoje não... Contar uma historia hoje é difícil. Eu quero pelo menos um ano de barba grátis! O senhor pense de novo, raciocine- se e traga uma proposta à altura do meu esforço...”
O destinatário discursivo desta enunciação é o barbeiro do povoado. Contudo, cronograficamente, temos uma situação de enunciação relevante, do ponto de vista interdiscursivo: o barbeiro havia proposto a Biá que escrevesse uma boa história que envolvesse o seu nome (ressaltando seu “heroísmo, é claro), tudo isso em troca de “uns seis meses” de barba gratuita, oferta que Biá de pronto se recusa, por achar pouca. Perpassa, assim, na formação ideológica do protagonista o tom característico de uma ideologia da troca de favores, também conhecida pelo nome de “toma lá dá cá”, prática tão corriqueira entre determinados representantes do governo, em qualquer esfera da república federativa. Ideologia que não é formada há pouco tempo, mas que já encontra vestígios no discurso fundador estabelecido pela carta de Pero Vaz de Caminha (que, ironicamente, também era escrivão!) , quando o escriba pede ao Rei de Portugal uma colocação para um aparentado seu. Percebe-se explicitamente um locutor fundador( Caminha) , uma topografia fundadora (o Brasil, recém “achado”) e uma cronografia fundadora, revelando enfim que o “lugar” de Caminha ao escrever a missiva é o lugar de um privilegiado, assim com Biá, investido de uma grande missão ao redigir um texto que terá importância histórica.

3. Considerações conclusivas.
Acreditamos que, com base nas três situações de enunciação expostas ao longo deste artigo, intentamos desvelar nuanças dêiticas, intertextuais e interdiscursivas que constituem três dos cernes da formação discursiva do personagem Antonio Biá. Este, com uma irreverente maneira de exprimir seu pensamento, fazendo uso de relações entre outros discursos e textos já canonizados pela História, construindo um campo vocabular digno de faze-lo personagem de Guimarães Rosa, associando palavras distintas para produzir na língua um enriquecimento semântico notável, enfim Biá constrói estratégias discursivas, que fornecem amplo material para estudos em Análise do Discurso.

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* Este artigo foi originalmente produzido para o curso de especialização em Estudos Linguísticos, na disciplina Análise do Discurso, no ano de 2006. Como abandonei o curso ao final do primeiro semestre, deixei ele como parte do meu acervo.

Título original: Estratégias dêiticas, intertextuiais e interdiscursivas presentes no discurso “intelectuário” de Antonio Biá, no filme “Narradores de Javé”


A epígrafe do texto era:

“ Todo discurso se estabelece na relação com um discurso anterior e aponta para outro” (Eni Orlandi, 2005).
Abstract
The article present intends to delimit some marks of dialogue between texts, dialogue between discourses and dêixis and founder in speak of the character Antonio Biá, of the film Narradorres de Javé (Narrative of Javé).

4. Referências bibliográficas

BRANDÃO, Helena N. Introdução à Análise do Discurso. 3ª edição. Campinas, SP: Editora Da UNICAMP, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso – diálogos e duelos. São Carlos : Clara Luz, 2004.
ORLANDI, Eni P. Analise do Discurso – Princípios e procedimentos. 6ª edição. Campinas, SP :Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni P. A Linguagem e seu Funcionamento – as formas do discurso. São Paulo : Brasiliense, 1983.
ORLANDi, Eni P. Discurso Fundador. Campinas, SP : Pontes, 1993.