segunda-feira, 28 de setembro de 2009

InfoWebMais: explicações que ninguém pediu


Por que mexeu no que vinha dando certo?

Não poderia deixar de registrar aqui alguma explicação para a mudança de endereço dentro do Blogger. Vou ser objetivo, prometo.

1º Perspectiva de identidade: quando entrou no ar o albertolitera, como o próprio vocábulo composto sugeriu, tinha algo de literário para ser mostrado. Não que este blog deixará de ser literário, porque em tudo há uma ponta de literário, mas com certeza a literatura dele irá se expandir para outras searas, que não as da Literatura, como "L" maiúsculo. Essa Literatura com "L" vai ficar para um outro momento, um outro canal e uma outra disponibilidade literária, à qual o InfoWebMais está dando adeus, para ficar numa citação de  Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde).

2º Perspectiva de acessibilidade: porque, convenhamos, web, informática, segurança da informação, tecnologia, mídias e redes sociais, comunicação de massa na era digital, educação e tecnologias, etc, ainda que estejam inseridos no amplo espectro da Literatura, organizacionalmente carecia de uma separação, pelo menos na minha cabeça! Por outras palavras, o InfoWebMais  não vai ter Literatura.

3º Perspectiva de experimentabilidade: sem dúvida, o InfoWebMais vai nortear a escolha do domínio futuro, ou seja, estamos trabalhando aqui como numa espécie de  "laboratório digital", se é que podemos dizer assim...

E agora precisamos voltar ao trabalho, que não pode parar.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Blogosfera tecnológica, opinião própria, cultura do plágio e Adsense

O que se segue é apenas um comentário a propósito de um elucidativo post de Henrique Martin publicado ontem no Tecnoblog (o comentário também está lá, sem as correções daqui).


Personalização na internet? Essa palavra é tão cara nesse meio…
Acho que só vale a pena escrever um blog se você tem o mínimo de escrúpulo para não fazer apenas cópia. Sem demagogia, o Tecnoblog faz isso muito bem – e por incrível que pareça descobri isso numa tag do Google Adsense!!!
Sim, já sabemos que a Internet é reflexo da vida real, da escola, da universidade, enfim, gente que gosta de sugar do outro tem em todo lugar e isso e isso e aquilo e aquilo outro…
Ah, o Adsense. E agora o vilão de todo blogueiro iniciante é o Adsense!
Criei este blog, é franquia do Google, paira alguma coisa abaixo ou acima da página, mas continuo como quando comecei, há um tempinho atrás: os meus pés continuam no chão e não guardo ilusões de vida farta e fácil na web, até porque não dependo dela para sobreviver diretamente. Por outro lado, sem hipocrisia, porque aqui ela não cola: muito me orgulharia se um dia, honestamente, dependesse dela para ganhar a vida (isto quer dizer que não tenho nada contra quem anda enchendo seu blog de afiliados, contanto que o conteúdo seja, na palavra do tecnoblogueiro, “personalizado”).
A questão não reside apenas em só copiar do outro e citar a fonte, mas na necessidade que as pessoas têm de impor a sua marca, sei lá, o seu estilo pessoal de escrever, seja por "exercício de texto" seja por afinidade com o nicho tecnológico. Falta em qualquer lugar gente que escreva e que se reconheça como “pensante” por trás do amontoado de palavras.
E outra coisa: não é porque na internet essa exigência de constante novidade é gritante que o cara vai se limitar a cópiar e colar para pegar o fio da meada e dar audiência, porque da mesma maneira que na vida “normal”, existem n maneiras de você citar o outro sem copiá-lo, sem forjar nada e sem impor um ar de entendido no assunto. A internet não é dominada por gente que é expert nesse ou naquele assunto. Se fosse para ter na internet essa classe de gente, eu não seria visitante de blog algum, mas de "sites oficiais" disso e daquilo.

Fato é que tecnologia não é a única coisa que dá para escrever na vida”.

Ao afirmar isso, para mim fica parecendo que o Henrique insinua que a praga dos copiadores de texto está infestando apenas a blogosfera tecnológica, quando sabe-se que há uma infinidade de blogs e sites, desde os que tratam de banana até os de sorvete e que são tão bem sucedidos em clonagem quanto foi prolongada a vida da ovelha Dolly.