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Google Zeitgeist |
Quem deu uma lida no Google Zeitgeist 2010/ Brasil conseguiu ter uma boa noção de como o Brasil fez uso da internet através daquilo que ela tem de mais volumoso: o próprio Google. Certa feita, estranhei o fato de na Bahia poucos usarem o Formspring.me e agora me surpreendo ao ver que, depois de Larissa Riquelme (claro, em ano de Copa!), “formspring” foi o termo mais pesquisado na seção de consultas emergentes do Zeitgeist. Os termos “emergentes” são aqueles termos de busca, digamos, sazonais, sintomáticos para um determinado período em que algum evento, alguma celebridade, alguma programação televisiva, algo do tipo, etc estão em foco na mídia: enem, justin bieber, bbb 2010, enem 2010, restart, hotmail.com.br (provavelmente pela coqueluche do Msn) , luan santana, assistir filmes online e globo.com.br.
Em 10º lugar lista dos interesses sociais emergentes aparece o salário mínimo 2010. Isso me levou a umas indagações: o brasileiro internauta desconhece o valor atual do salário mínimo, ele esteve interessado em comparar o valor atual com o valor estimado pelos candidatos nas promessas de campanha ou procurou se informar a respeito do valor previsto no Orçamento Federal para 2011?
O termo “eleições 2010”, naturalmente, ficou em um honroso 4º lugar, demonstrando que o internauta tupiniquim exerceu com afinco a sua cidadania digital eleitoral.
A Globo.com lidera o ranking de buscas nacionais por informação jornalística. E não só isso: a Globo liderou outros departamentos em 2010, como o de esportes (Globo Esporte) e o BBB.
Por fim, duas marcas de cosméticos aparecem na lista dos mais buscados na área de cuidados pessoais (Avon e O Boticário). Isso, por si só, já vai ser um motivo extra para as duas companhias inserirem nas confraternizações de final de ano a comemoração pelo sucesso do marketing gratuito na Internet. Hora delas também repensarem suas inserções nas mídias sociais, que tem sido o caminho natural trilhado por muitas.
Por fim, duas marcas de cosméticos aparecem na lista dos mais buscados na área de cuidados pessoais (Avon e O Boticário). Isso, por si só, já vai ser um motivo extra para as duas companhias inserirem nas confraternizações de final de ano a comemoração pelo sucesso do marketing gratuito na Internet. Hora delas também repensarem suas inserções nas mídias sociais, que tem sido o caminho natural trilhado por muitas.
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